Um casal é um mundo!

Um casal é um mundo!

Matutando, ou quebrando a cabeça, pra entender essa frase. Ela não é minha, acabo de ler no livro Submissão, de Michel Houellebecq, que não deve ser julgado, apenas por essa frase. O fato é que a danada da frase, mexeu comigo. Pensando nela, isoladamente, faz todo sentido.

Um casal pode ser um mundo… Afinal já diziam os antigos um é pouco e dois é bom… A dois você pode ser companheiro, amigo, pai e filha, ou mãe e filho, achar graça, um pode rir do outro, um pode chorar a dor do outro, um pode consolar o outro, amar o outro… É tanta coisa que parece que um casal pode mesmo, ser o mundo. Mas, é esse “pode” que me perturba.

Pode e não pode também.

Quem aqui, não ouviu dizer que a pior solidão é a solidão a dois? E quantas vezes já nos sentimos sozinhos no mundo e éramos um casal? Eu já me senti.

Sabe o que me curou? O meu mundo!

Sim! Eu passei a olhar a minha volta, ví um mundo lindo, depois, olhei pra dentro de mim e ví um mundo de possibilidades. Isso porque, eu nem olhei a fundo. Me permito então, dizer que cada um é um mundo! E quando dois mundos se unem, é maravilhoso!

Com isso quero dizer que viver num mundinho a dois, não me parece a melhor das opções. O casal precisa de amigos, de sogro e sogra, de vizinhos, de filhos, de empregadas, de viagens… Enfim um casal precisa de um mundo de gente. E fundamentalmente precisa entender que cada um é um! Eu acredito no amor que une, que ampara, que perdoa, que acrescenta, mas que sobretudo, respeita!

Respeita o outro, enxerga o outro. Onde se planta respeito, só nascem coisas boas e isso é fundamental no amor. Ah, e outra coisa: amor acaba! E isso não pode ser o fim do “MUNDO”, nem pode permitir que o seu “MUNDO” caia! Vamos lá, o mundo é seu!

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Natan Lira Natan Lira novembro 25, em 12:29

    Mari, amei o texto! Aprendi em um treinamento que 'cada ser é um universo', e bate muito com o que você escreveu. Parabéns :D

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso novembro 25, em 12:47

      Exatamente e cada ser pode escolher se quer ou não se unir a outro universo!!! Obrigada pela audiência e pelo carinho!!! Beijinho

      Responder
  • Bety Bety novembro 26, em 09:32

    Amei o texto, como sempre mto verdadeiro.....adoro o seu jeito realista! Parabéns! bj

    Responder
  • Alessandra Alessandra novembro 26, em 17:52

    Sempre interessantes seus textos, adorei.

    Responder
  • Regiane Regiane outubro 07, em 18:46

    Ai Mari estou nessa busca há tempos... preciso evoluir... deixar... soltar. Eu taurina convicta, possessiva, ciumenta, bemmm complicado. Comecei dia desses por voltar a academia, coisa que sempre curti, depois de duas gestações quero primeiro voltar a ser EU, ser chamada pelo nome, não por mãe de fulana, um tempo pra mim, egoísmo, talvez, mas estou precisando. Beijos.

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso outubro 08, em 09:14

      Rê a gente só consegue ser melhor para os outros depois de ser boa com a gente mesmo! Estou muito orgulhosa das suas mudanças, siga em frente! Sempre na torcida por vc minha amiga querida!

      Responder

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.