Salada no inverno, tem que ter!

Salada no inverno, tem que ter!

Salada no inverno era um desafio pra mim. Eu não abro mão de uma entradinha… Mas, as folhas perdem um pouco da graça quando as temperaturas caem… Pelo menos, no meu cardápio.  A questão é que, salada no inverno ou em qualquer outra estação faz muito bem a saúde, tem baixas calorias e o melhor: Diminue a fome antes do prato principal. Por isso, TEM que TER!

Resolvi fazer alguns experimentos com ingredientes de saladas que consumo no verão, adaptadas para o inverno. Nasceu assim a Maionese de Tabule. Sim! Não sei se existe algo parecido, mas a minha receita foi nascendo assim, na intuição.

Vamos aos ingredientes da Maionese de Tabule!1 peito sem osso, cozido com todos os temperos (deixe bem dourado) e desfiado.1 xícara de farinha para quibe1 cebola roxa picada1 limão1 pimenta dedo de moça bem picada1/2 maço de hortelã fresca, batidinha

1/2 maço de salsinha fresca, batidinha

1 colher (chá) de pimenta síria

sal a gosto

1 colher (chá) de canela (se quiser e gostar, pode dobrar a canela)

3 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) maionese

Modo de preparo do Tabule de Maionese

Além de preparar o frango com antecedência. Deixe a farinha de quibe de molho na água  (o suficiente para cobri-la) quente por meia hora. Coloque em um pano, pode ser um guardanapo de tecido e esprema bem! Quando estiver sequinha, transfira para uma vasilha e adicione todos os ingredientes, verifique o tempero e sirva a sua salada no inverno, com pão sírio ou folhas de alface americana, vai ser um arraso! Aqui em casa, faltou pra quem quis!

11805878_1042153182462814_1357496551_n

E se o problema era servir receitas de salada no inverno, tratei de adotar outro ingrediente que aquece e que eu adoro. Adaptei lentilhas para uma entrada fria. Criei então, o Vinagrete de Lentilha. Ele fica bom com tudo, mas especialmente no churrasco, também… Com esse nome! Olha como é fácil!

IMG_1311

Ingredientes para o Vinagrete de Lentilha

1 xícara de lentilha

3 tomates grandes picadinhos, sem a semente.

1 cebola roxa grande

cheiro verde batidinho

sal

azeite

pimenta do reino

Modo de preparo do Vinagrete de Lentilha

Cozinhe a lentilha em água e sal, até que ela fique Al dente. Não pode ficar mole demais, escorra, jogue uma água fria para parar o cozimento. Depois de fria, misture os outros ingredientes. Tempere a gosto, com sal, pimenta e azeite e está pronta mais uma opção de salada no inverno.IMG_1322

Fui então em busca também de algumas receitas já consagradas de salada para o inverno, e encontrei uma no site do programa Cozinha Prática da Rita Lobo, no GNT, que hoje é uma das minhas favoritas sem sombra de dúvidas. Ela ganhou um ingrediente quente, que ajuda a subir a temperatura: Berinjela frita! Fica incrível e não é difícil. No jantar ela vira, inclusive, prato principal, não precisa mais nada!

11802112_1041813309163468_223489442_n

Vamos a receita?

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 3 pepinos japoneses
  • 2 xícaras (chá) de tomates sweet grape
  • ½ xícara (chá) de folhas frescas de salsinha, hortelã, manjericão e coentro
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)
  • 1 ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta-síria

Modo de preparo

  1. Lave e seque as berinjelas. Em uma tábua, divida os legumes ao meio, no sentido do comprimento. Corte em meias-luas de um centímetro de espessura (se a berinjela for grande, corte novamente ao meio no comprimento e fatie). Transfira para uma tigela, adicione uma colher (chá) de sal e misture bem – isso reduz o amargor do legume. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes: lave e seque os pepinos, os tomates e a salsinha. Corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias de meio centímetro de espessura. Corte os tomatinhos ao meio, pique fino as ervas e descasque o alho. Transfira as berinjelas para uma peneira e deixe escorrer. Seque cada um dos pedaços com um pano de prato limpo (ou papel toalha) – isso evita que o óleo espirre na hora de fritar – e transfira para uma tigela. Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo
  2. quando acender, está no ponto. Prepare uma travessa, forrando com papel-toalha. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e adicione algumas fatias de berinjela por vez, delicadamente. Frite até dourar. Com uma escumadeira, transfira para a travessa forrada. Repita o procedimento com todas as fatias. Enquanto as berinjelas esfriam, prepare o molho: num pilão, macere o alho com meia colher (chá) de sal. Transfira para uma tigela e junte o iogurte, o azeite e a pimenta-síria e misture bem. Numa travessa grande, misture o pepino com o tomate e regue com um fio de azeite. Cubra com a berinjela e salpique com as ervas. Sirva a seguir com o molho de iogurte.

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Nenhum Comentário

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.