Salada de manga e grão de bico com curry!

Salada de manga e grão de bico com curry!

Essa é mais uma receita do livro Comida de Verdade de Yotam Ottolengui! Mais uma receita de salada que parece um prato principal e que a cada garfada nos surpreende com a mistura de sabores. Uma experiência gastronômica inesquecível. Vamos pra lista de ingredientes e preparo que é longo, mas, vale a pena!

150g de grão de bico, deixado de molho a noite com 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de sementes de coentro

1 colher (chá) de sementes de mostarda preta

1/2 colher (chá) de sementes de cominho

1 colher (chá) de curry em pó

1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó

1 colher (chá) de açúcar refinado

80 ml de óleo de girassol

1 cebola grande cortada em fatias finas (200g)

1 couve-flor pequena dividias em buquês pequenos

1 manga própria pra salada com a menar quantidade de fibras possível, cortadas em cubos de 2 cm

1 pimenta dedo-de-moça verde sem sementes e picada

20 gramas de coentro fresco picado

3 colheres (sopa) de caldo de limão

50 g de folhas de espinafre baby (compre o maço com folhas bem pequenas caso não ache o baby)

sal

Modo de prepara a sua salada de manga e grão de bico com curry

Lave e escorra o grão de bico, coloque-o em uma caçarola média e leve ao fogo médio, coberto com água fresca e deixe cozinhar de 45 minutos a uma hora. No meu caso, bastaram 20 minutos, até o grão de bico ficar completamente macio, mas ele não pode estar desfazendo, ou macio demais. Escorra, transfira para uma tigela e deixe descansar.

Coloque as sementes de coentro, mostarda e cominho em uma frigideira grande e aqueça-as até que comecem a estourar. Use um pilão ou um moedor para transformá-las em pó e então, adicione o curry, a cúrcuma, o açúcar refinado e 1/2 colher (chá) de sal. Separe.

pilao

Na mesma panela, aqueça metade do óleo de girassol e cozinhe a cebola por 5 minutos em fogo alto, mexendo ocasionalmente, até que comece a ganhar cor. Adicione a mistura de tempero e mantenha o cozimento em fogo médio por mais 5 minutos, até que a cebola fique completamente macia. Transfira para a tigela do grão de bico morno e reserve.

Ferva água em uma panela grande e branqueie a couve-flor por 1 minuto. Escorra, seque e reserve. Quando a couve flor estiver completamente seca, aqueça o óleo restante  na mesma panela que você cozinhou a cebola (você não precisa limpá-la) adicione a couve flor com 1/4 de colher (chá) de sal e frite em fogo alto por 3 ou 4 minutos, só pra corar.

Adicione a couve flor quente e qualquer resto de óelo que sobrar na panela ao grão de bico e às cebolas, e mexa bem. Deixe descansar por 5 minutos caso queira servir a salada morna, ou deixe esfriar à temperatura ambiente. Adicione as mangas à salada, com a pimenta verde, o coentro fresco, o caldo do limão e o espinafre cru. Mexa bem e sirva imediatamente, ou resfrie e sirva em até 24 horas!

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Hosting Hosting abril 10, em 17:41

    Eu como quase tudo, mas nunca gostei muito do sabor do grao-de-bico, eu sempre tento comer, mas sei la, o gosto nao me apetece. Parece que sua salada ficou otima,vou fazer tbem adoro comidinhas vapt vupt Passa no meu blog,querida,tenho uma receita de lombo mineirinho herdada de vo que todos aqui em casa amam sra um prazer te-la como seguidora.

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso abril 11, em 14:29

      Oi Alex Obrigada pelo carinho e olha essa salada é arrebatadora! Me passa o seu endereço do Blog! Estarei lá! Abraço

      Responder

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.