Salada de beterraba, abacate e ervilha! Uma refeição!

Salada de beterraba, abacate e ervilha! Uma refeição!

Não sei se já disse aqui mas, ando apaixonada por um livro que se chama Comida de Verdade! O autor e chef Yotam Ottolengui foi convidado para escrever uma coluna vegetariana no jonal “The Guardian”, foi então que ele descobri o universo dos vegetais. Estudando as receitas, percebi que os vegetais são pratos principais pra ele, não mera entradinhas! Não publiquei mas já fiz testes interessantes e estarão bem presentes no Blog à Bolonhesa nesse verão e em outras estações. A proposta está me conquistando. Não é uma renúncia a carne. Mas é um compromisso de comer comida de verdade e especialmente comida feita em casa!Como o chef, cozinha na Europa, muitos ingredientes ainda são raros no Brasil, mas dá pra substituir Vamos nessa!

Ingredientes

4 beterrabas médias, descascadas e cortadas em fatias de 2-3 mm de espessura. Eu cortei no meio e fiz no formato meia lua!

1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas

3 colheres (sopa) vinagre de xerez (usei o vinagre de vinho branco)

60 mi de azeite (e mais um pouco para finalizar

1/2 colher (chá) de açúcar refinado

1 – 3 colheres (chá) de molho de pimenta salgada, como por exemplo Tabasco. Você escolhe entre uma e três colheres coloquei uma colher e meia. Ficou ótimo

1 colher (chá) de sal e pimenta do reino a gosto

2 abacates médios (prefira o avocato, aquele menorzinho) sem casca e cortados em fatias finas

10g de coentro fresco

10g de hortelã fresco

20 folhas de ervilha??? Nunca vi nada parecido e substitui por agrião baby, aquele de folhas pequenas

150g de ervilhas frescas ou congeladas branqueadas rapidamente e resfriadas em água gelada sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela grande e acrescentes as beterrabas. Branqueie-as por 3 a 5 minutos, eu deixei 4, até que fiquem semicozidas. Resfrie em água gelada e seque com leves batidas de papel-toalha antes de transferi-las para uma tigela grande. Adicione a cebola, o vinagre, o azeite, o açúcar, o molho de pimenta, uma colher (chá) de sal e pimenta do reino a gosto. Misture delicadamente e deixe descansar por 15 minutos.

Na hora de servir distribua metade da mistura de beterraba em uma tigela rasa. Coloque por cima a metade dos abacates, o coentro, a hortelã, as folhas de agrião e as ervilhas. Acrescente o restante das beterrabas e arrume os ingredientes que sobraram por cima. Finalize com um fio de azeite e sirva!

 

 

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado