Risoto de ontem=Arancini

Risoto de ontem=Arancini

Arancini: Guarde bem este nome! Eu odeio jogar comida fora… Risoto, então… Lá se vão, vinho, queijos nobre, manteiga, azeite, arroz arbóreo…  Tudo pro lixo! Mas, às vezes era inevitável… ERA! Agora descobri essa delícia de bolinho italiano: Arancini. Como toda comida italiana, tem um sabor especial, um ar de sofisticação e agora aquilo que o Bolonhesa mais adora: Praticidade. Basta ter a sobrinha de risoto! Um pouquinho de mussarela na geladeira, farinha de rosca e? Buon appetito!

IMG_1370

Para fazer o Arancini:

É preciso que a sua sobra de risoto esteja fria. Faça bolinha. abra na palma da mão e recheio com cubinhos de mussarela. Feche, de novo, em formato de bolinhas, empane apenas com farinha de rosca e frite em óleo quente.  Sirva com molho de pimenta, fica fantástico com cerveja ou um bom espumante!

Mas se você quiser preparar um risoto só pra fazer o Arancini, veja a receita que já publicamos aqui no Bolonhesa!

Ingredientes para o risoto de brie com alho poró

Serve seis pessoas

3 xîcaras de arroz arbóreo

1 alho poró

70 g de queijo Brie

4 xícaras de brodo de frango (caldo de frango)

1 cebola média picadinha

salsinha

100 g de queijo parmesão

150 g de manteiga

1/2 copo de vinho branco seco

Como fazer o risoto de Brie e Alho Poró:

Primeiro passo para fazer o seu risoto de brie é ter o brodo de frango pronto em fogo brando numa panela no mesmo fogão. Em outra panela de tamanho grande, derreta 100gr de manteiga e reserve o restante. Refogue a cebola e alho poró, só para suar um pouquinho, despeje o arroz arbóreo, que não precisa ser lavado antes. Refogue bastante e quando ele estiver bem envolto na manteiga, adicione o vinho. Mexa bem e espere a bebida evaporar. Na sequência, com a ajuda de uma concha, vá colocando o brodo e mexendo sem parar, quando o grão começar a ficar transparente adicione o queijo Brie. Eu gosto de raspar aquela capinha branca com uma faca. Levemente para não haver desperdício. Continue colocando o brodo até que o arroz chegue no ponto “al dente”, não muito mole. Nessa hora coloque a manteiga e o parmesão, desligue o fogo  e meses até ficar tudo bem dissolvido.

 



	
											        
        
					

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Nenhum Comentário

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.