Red Velvet, no Starbucks e na minha casa!

Red Velvet, no Starbucks e na minha casa!

Fazer o meu próprio Red Velvet sempre foi um desejo meu. Mas, também, sempre me pareceu um sonho distante, o melhor mesmo era ir ao Starbucks e pagar por algumas fatias. Até que a revista Casa e Comida me faz uma grande surpresa, nesse mês. Uma série de receitas de bolo e lá estava o Red Velvet, seus mistérios, seus ingredientes e aquela altivez só dele. Olhei aquilo e pensei, é agora vou fazer esse bolo. Saí a captura dos ingredientes e formas que me faltavam e comecei a minha epopéia.

É uma receita gringa e tem alguns segredinhos, ingredientes pouco habituais pra nós, mas dá pra achar. A receita da revista Casa e Comida é da Joyce Galvão, do essência Studio. Vamos lá!

Ingredientes para o seu Red Velvet

Massa

300g de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de cacau em pó, não é achocolatado.

3/4 de colher (chá) de sal refinado

115 g de manteiga sem sal, mais um pouco para untar

1 1/2 xícara de açúcar refinado

1/2 xícara de óleo de canola

3 ovos

1 1/2 xícara de buttermilk **

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) de vinagre, qualquer tipo

1 colher chá de extrato de baunilha, não é essência.

2 colheres (sopa) de corante em gel vermelho. Eu precisei de um pouco mais de uma bisnaguinha

Recheio

200 g de manteiga sem sal

225 de cream cheese

2 xícaras de açúcar de confeiteiro

1 1/1 colher (spa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de gengibre ralado, opcional, eu não usei

Cobertura

5 claras frescas

1 1/4 de açúcar refinado

420 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

** Buttermilk caseiro, misture uma parte de leite sedimentado para duas partes de iogurte desnatado. só misturar e deixar descansar por uns 5 minutinho. Eu fiz assim, para dois copinhos de iogurte, usei o mesmo copinho pra medir o leite desnatado. Parece um leite coalhado

Modo de fazer:

Massa

Preaqueça o  forno a 180 graus. Unte com manteiga o fundo de quatro formas redondas de 15 cm de diâmetro e forre-as com discos de papel-manteiga. Em um refratário, junte a farinha, o cacau, o sal e o fermento em pó. Misture e reserve. Na tigela da batedeira, junte a manteiga, o açúcar e o óleo e bata até esbranquiçar. Adicione os ovos, um a um. Com o auxílio da espátula, desprenda a massa da lateral do bowl e bata para homogeneizar. Em velocidade baixa, alterne a mistura de secos com o buttermilk e o corante à batedeira, em três adições, começando e terminando com os secos. Misture o vinagre com o bicarbonato de sódio, o extrato de baunilha e despeje na massa. Mexa e divida a massa igualmente entre as 4 formas. Leve ao forno por 35 minutos. Faça o teste do palito, insira-o no meio do bolo se o palito sair seco, o bolo está assado. Retire os bolos do forno, deixe-os esfriar por 5 minutos e então desenforme sobre uma grade. Reserve

Recheio

Bata a manteiga até fofa e esbranquiçada. Junte o cream cheese e bata por cinco minutos. Adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e bata por mais seis minutos. Se optar pelo gengibre adicione junto com o limão. Bata bem e reserve.

Cobertura

Junte as claras com o açúcar e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre. Quando a mistura atingir 65 graus (coloque um pouquinho da mistura entre os dedos e veja se não sente os grãos de açúcar), leve à batedeira e bata até esfriar. Adicione a manteiga em duas etapas, batendo até ficar fofo e estável. Se o creme parecer talhado, continue batendo, até chegar à consistência correta. Adicione o extrato de baunilha e misture com uma espátula. Reserve para a montagem.

Montagem

Nivele os bolos com uma faceou nivelador de bolos. Reserve. Esmigalhe as aparas e faça uma farofinha. Reserve para decoração. Coloque a primeira fatia no prato de bolo e cubra com 1/3 da quantidade total de recheio. Cubra com outra fatia de bolo e siga o processo, até finalizar com uma camada de bolo. Leve o bolo a geladeira por 2 horas. Depois desse tempo, cubra com a cobertura. Polvilhe a farinha de bolo no topo e sirva.

Detalhe uma das minhas massas se partiu ao meio sozinha, tamanha a maciez. Fiquei com 3 andares e todo mundo adorou!Que Starbucks que nada, faça você mesmo o seu bolo Red Velvet!

 

 

 

 

 

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Deixe o seu comentário