Quiche de brie e alho-poró! Meu Deus!

Quiche de brie e alho-poró! Meu Deus!

Que tal, nesses dias frios, aquecer a hora do salada com uma quiche deliciosa? É que nesse frio, ninguém quer saber das folhas, mas, se tiver um acompanhamento quentinho e saboroso, ninguém resiste. Pensando nisso, resolvi fazer essa receita de quiche de brie e alho-poró proposta pela amada Revista Casa e Comida, dos meses junho e julho de 2016. Sempre que ela chega à minha porta, preciso testar uma receitinha. E essa quiche foi a pedida da vez! Ponto positivo: a massa não precisa descansar. Mais um ponto positivo? Usei formas individuais para congelar e mandar para minha filial em Sampa, o apartamento dos meus filhos universitários! Aliás aqui em casa isso é muito comum, uma parte da receita sempre vai para as marmitinha.

A quiche grande foi feita especialmente para o almoço de domingo! Sucesso! Anote a receita!

Ingredientes da quiche de brie e alho-poró

Massa

500g de farinha de trigo

200g de manteiga em cubinho

1 ovo

sal a gosto

1/2 xícara de água gelada (se necessário)

Recheio

600ml de creme de leite

sal e pimenta do reino a gosto

300g de queijo brie em cubos

2 alhos-porós fatiados finamente

6 ovos

Modo de fazer a quiche de brie e alho-poró

Massa: Em um recipiente grande , junte a farinha, a manteiga e sal a gosto. Misture tudo apertando com a ponta dos dedos, até formar um farofinha úmida. Acrescente o ovo e incorpore à farofa de farinha e manteiga apertando com as mãos, para formar uma massa compacta e homogênea. Se necessário acrescente colheradas de água gelada. Eu acabei usando meia xícara. Não amasse muito, pra massa não ficar elástica. Divida a massa em duas porções . Abra com um rolo de massa entre dois sacos plásticos pra não grudar na bancada, forre forminhas individuais, aparando as beiradas. Eu fiz uma numa forma tamanho médio e 12 das individuais. Coloque uma folha de papel alumínio sobre a massa e sobre ela feijões crus, para que a massa não estufe. Leve para a assar em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 15 minutos. Retire o papel alumínio e guarde os feijões

13460960_1229299050414892_97422246_o

Recheio: Com ajuda de um batedor manual de arame, misture o creme de leite com ovos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Distribua o alho-poró e os cubos de queijo brie, sobre a massa pré-assada, ainda nas forminhas. cubra com o creme e leve ao forno preaquecido a 220 graus por cerca de 20 minutos ou até dourar. Essa foram pra Sampa, congeladinhas!

13499655_1229298917081572_901760033_o

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.