Minibolinho de churros. Você não vai resistir a esse sabor.

Minibolinho de churros. Você não vai resistir a esse sabor.

Quando olhei para essa receita de minibolinho de churros, me apaixonei. Sai em busca das forminhas, chequei os ingredientes e fui em frente.

Ainda bem… Porque é sem dúvida um dos melhores acompanhamentos para aquele cafezinho preto, no fim da tarde. Sem falar que é muito fácil de fazer.

Sou assinante da Revista Casa e Comida, da editora Globo e adoro testar as receitas, especialmente as receitas dos leitores. O miniboloinho de churros veio na edição número 42 junho/julho 2015. As donas da receita são: Marcela Freire e Maritza Bojovski, do @CHEFSEMACAO.

11421434_1009236942421105_605713316_n

Combinação perfeita: minibolinho de churros + café

Vamos aos ingredientes do minibolinho de churros:

1 ovo
150 g de açúcar
160 g de farinha de trigo
80 g de manteiga (temperatura ambiente)
120 ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sobremesa) de canela
1 colher (café) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para polvilhar as forminhas

Açúcar e canela para polvilhar
Doce de leite

Como fazer o seu minibolinho de churros:

Vamos lá, agora é com você: Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma própria para minibolos. Misture bem todos os ingredientes  da massa numa vasilha, eu peneirei a farinha e o açúcar, para dar mais leveza (não precisa batedeira). Como você pode optar por não usar a batedeira é muito importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente. Despeje a massa nas forminhas, até preencher 3/4 das cavidades. Eu usei forminhas de silicone (com seis cavidades cada uma). Rende entre 10 e 12 bolinhos.

Leve para assar por aproximadamente 15 – 20 minutos. Retire do forno, espere esfriar um pouco, desenforme e deixe esfriar, eu usei uma grade para descanso. Os meus bolinhos ficaram com a base um pouco irregular, com a ajuda de uma faca, consegui deixá-los uniformes e bem retos. Misture canela e açúcar, polvilhe sobre cada minibolinho de churros sem esquecer de confeitar o meio com doce de leite.

Ps: Eu escolhi cozinhar uma lata de leite condensado na panela de pressão para ter um doce de leite bem saboroso. Mas se você tiver uma marca da sua preferência, sem problemas. Essa receita de minibolinho de churros vai deixar seus convidados nas nuvens.

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Lucyene Vilela Lucyene Vilela agosto 13, em 22:07

    Lindos esses minibolinhos de churros!! Além disso parecem deliciosos!! Vou testar a receita no final de semana!! Não vejo a hora !!

    Responder
  • Silvana Zugaib Silvana Zugaib agosto 14, em 22:14

    Que maravilha, vou comprar as forminhas e testar. Bjs

    Responder
  • Angela Angela novembro 10, em 18:17

    Oi Marilucy. Será que vc pode me ajudar? Não sou marinheira de primeira viagem;. Então não entendo o que acontece. Comprei essas forminhas de silicone (nunca tinha usado) e fiz essa receita de churros (so que a receita que me deram leva 1 colher de sopa de fermento, acho muito pra pouca farinha) . Pode ser isso. Os bolinhos ficam muito fofos mas apesar de untar bem as forminhas eles não desenformam. Quebram todos. Desde já agradeço sua resposta..

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso novembro 11, em 06:18

      Oi Angela, eu também experimentei as forminhas de silicone pra essa minha receita, não sou muito experiente nisso, mas acho que seria interessante testar redução da quantidade de fermento. Sou super cuidadosa com fermento, já vi muita gente perder receita, ou fazer aquele bolo que parece cru na parte de cima, exatamente pelo excesso de fermento! Testa e me conta! Um beijo e obrigada pela visita!!!

      Responder

Deixe o seu comentário