Mãe é pra falar!

Mãe é pra falar!

Mãe serve pra muitas coisas, mas, especialmente pra falar. Há 42 anos ouço a minha. Claro, que ela deve imaginar que tudo o que ela me diz entra por um ouvido e sai pelo outro, mas, não é verdade! Filhos se fazem de surdos. Eu me faço. Mas, palavras de mãe se transformam naquilo que uns chamam de voz da consciência, outros de sexto sentido. Tem também quem chame de praga de mãe. Pura calúnia!

Estou dizendo tudo isso, porque todo mundo diz, que a gente só aprende a ser mãe, depois de se tornar uma! E eu estou nessa há quase 23 anos. Adivinha? Falando, falando… E até pouco tempo, acreditando piamente que tudo o que eu falava se perdia no tempo e no espaço. Eis que, agora, a vida me mostra o contrário.

Hoje, é comum, ver as minhas REPETIDAS palavras nas atitudes dos meus filhos, nas escolhas deles, nas ideias de cada um… A fase ensurdecedora da adolescência, diminui bastante o volume do nosso falatório, não se importe com isso. Fale mais alto! Outro conselho, se me permitem, não economize na palavra “NÃO”. Diga não, sempre que necessário, mesmo que isso pareça ruim.

Enfim… Fale! Fale pelos cotovelos, com as paredes, explique, pregue, rogue, ensine, alerte, repita, mostre, não se cale nunca. Não há sensação melhor do que a de ouvir, sem querer, por acaso, um filho dizer assim: “Como diria minha mãe…” ou “Bem que a minha mãe me avisou.”

Portanto, se um dia você acreditar que para os seus filhos, você falando e um cachorro latindo, é a mesma coisa, continue a latir.

Das palavras que minha mãe plantou em meu coração, colho só coisas boas e fartas. E assim… Ela fala comigo, até mesmo quando está bem longe, até enquanto eu durmo, até quando ela está em silêncio!  Feliz dia mães!

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Angélica Paixão Angélica Paixão maio 06, em 11:51

    Que lindo texto!!! Me vi nas suas palavras!!! E hoje, como mãe, falo demais também!!! Meu marido diz que eu não dou bronca, dou palestra, rsss ... Espero ouvir um "como diria minha mãe" daqui a um tempo. Feliz Dia das Mães!!!

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso maio 06, em 14:04

      É isso aí Angélica, pra quem é mãe não tem essa de boca fechada não entre mosca! A gente fala mesmo!!! Um bj grande

      Responder
      • silvana silvana maio 08, em 18:53

        Que belo texto. Vejo minha mãe praticamente em tudo que escreveu e, agradeço a ela por sempre falar muito. Eu espero conseguir passar pelas fases sem muito estresse. Parabéns pelo filhos e por ser presença constante em suas vidas.

        Responder
        • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso maio 08, em 19:23

          Que bom Silvana, sua mãe é das minhas!!! Siga as palavras dela, fale "muuuuuiiito" que tudo dará certo. Bj e obrigada pela visita!

          Responder
  • Claudia Claudia maio 08, em 22:52

    Parabéns Marilucy como sempre um texto lindo e cheio de verdades!Adorei !

    Responder
  • Maura Lídia do Vale Maura Lídia do Vale maio 09, em 15:01

    Que lindo amiga!!! E a mais pura verdade. Não sou mãe, mas, sempre, sempre, ouço a minha...

    Responder
  • Elizete Elizete maio 09, em 19:03

    Mari, se tem uma coisa que nunca duvidei, é que você tem o dom da maternidade. É a mãe que todos querem, carinhosa, prendada, alegre, divertida, inteligente, espirituosa e muito mais. Sabes que sou testemunha viva destas tuas habilidades. Parabéns supermãe. Bjs

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso maio 09, em 21:53

      Gratidão pelas palavras minha querida amiga!!! Só você pra enxergar tanta coisa boa em mim... Ser mãe não é fácil, mas é uma delícia!!! Saiba que sempre aprendi muito com vc que tanto admiro, como mãe, como profissional.como mulher e como uma amiga muito especial!!! Bj grande

      Responder

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.