Comidinha de mãe na marmita

Comidinha de mãe na marmita

Comidinha de mãe é a melhor coisa do mundo, salvo, raríssimas exceções! Entre os pratos da minha que eu adoro, estão as chamadas “maioneses de legumes”, ela tem diversas versões, inclusive uma feita com camadas de panquecas, que em breve ganhará destaque aqui no Blog à Bolonhesa! Mas o fato é que o tempero à base de limão, azeite e sal, fazem sucesso sempre, segredos de comidinha de mãe.

Aí pensei… Vou levar a maionese da mamãe para a marmita. O problema é que as receitinhas dela exigem certo tempo de preparo e marmita boa, é marmita feita na hora. E quem tem tempo? Eu não. Resolvi então simplificar tudo para ter comidinha de mãe na marmita.

Anote os ingredientes para a maionese de batatas

4 batatas grandes

2 xícaras de peito de perú defumado, cortado em cubinho

1/2 maço de salsinha

1 cebola pequena picadinha

caldo de 1 limão

sal e pimenta do reino a gosto

2 colheres de sopa de maionese

1/2 xícara de creme de leite

Modo de preparo da maionese de batatas:

Corte as batatas em pequenos quadrados e cozinhe em água com sal, não deixe ficar muito mole. Assim que estiver no ponto,escorra a água e deixe esfriar. Numa vasilha coloque a batata fria, o peito de perú picadinho, a cebola e o cheiro verde batidinho. Num recipiente pequeno misture a maionese e o creme de leite, em seguida despeja na vasilha onde estão os outros ingredientes, então tempere com limão, azeite, sal e pimenta do reino. Misture tudo e leve a geladeira.

Para acompanhar faça um arroz com salsinha. Anote os ingredientes

1 xícara de arroz crú

1 cebola pequena batidinha

1/2 maço de salsinha

1 dente de alho amassado

Modo de preparar:

numa panela, com um pouco de azeite, refogue o alho e a cebola, despeje o arroz e deixe fritar um pouquinho, depois adicione água fervente, até cobrir o arroz, deixe secar em fogo alto. Abaixe o fogo cubra novamente com água, mexa para espalhar bem a salsinha e deixe secar toda a água. Só então desligue. Está pronto o seu arroz com salsinha que combina perfeitamente com bolinhos de carne moída, outra receita com maionese e que não deixa de ser comidinha de mãe.

Anote os ingredientes para o bolinho de carne moída:

300 g de carne moída

1 colher de sobremesa de maionese

1/2 pimenta dedo de moça, sem sementes

sal e pimenta do reino

1/2 cebola ralada

gergelim preto

Modo de preparo do bolinho de carne moída:

Misture tudo, menos o gergelim. Dê o formato de uma bolinha levemente achatada rende de 7 a 8 unidades. Forre a forma com papel manteiga e coloque os bolinhos, sobre eles coloque um pouco de gergelim preto, aperte levemente com os dedos e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que eles fiquem dourados. Arrume tudo na sua marmita saudável e não se esqueça não exagere na quantidade. A qualidade e a quantidade fazem toda a diferença na sua alimentação.11911178_1052603288084470_1290569379_n

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Deixe o seu comentário