Chipa é top!

Chipa é top!

A chipa é uma variação do pão de queijo pra mineiro nenhum colocar defeito. Eu sempre via aquele pão de queijo em formato de ferradura, na estufa da padaria e nunca dei muita confiança. Mas, bastou a Rita Lobo sugerir a iguaria no site Panelinha, pra eu pensar: “Vamos ver que trem é esse.” Gente, uma surpresa muito boa, feito com polvilho doce e queijo meia cura é rápida e fácil de fazer. Tem mais: rende muito. A minha receita foram 50 chipas! Top demais! Claro que você poderia ir a uma padaria e comprar 200g de chips prontinhas, só lhe custaria o dinheiro, mas a satisfação de tirar as suas chips do forno quentinhas e servir pra quem você gosta, não tem preço! E segundo o site Panelinha, você pode congelar as suas chipas tranquilamente! Vamos a Receita que Rita Lobo aprendeu com a dona Arlete:

Ingredientes

 500 g de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (400 g)
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
100 g de manteiga em temperatura ambiente
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)

2. Numa tigelinha, bata levemente os ovos com um garfo – apenas para misturar.

3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa.

4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.

5. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa. (Se quiser congelar, cubra a assadeira com filme e leve ao congelador por pelo menos 6 horas; transfira os biscoitos para sacos plásticos.)

6. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Se a massa estiver congelada, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) e deixe assar por 25 minutos. Sirva a seguir.

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Deixe o seu comentário