Carne de panela e farofa de ovo

Carne de panela e farofa de ovo

Carne de Panela e farofa de ovo, dois clássicos que fazem o maior sucesso na marmita. Sem falar que são duas receitas com gostinho de comida de mãe. Se você imagina que será complicado, pode ficar sossegada. Só vamos precisar de um preparo para temperar a carne de panela. Uma dica: Eu tenho gostado muito de usar o miolo de alcatra. Acho um bom custo benefício, mas você pode usar uma peça de paleta, ou acém. Vamos para a receita:

Anote os ingredientes para a carne de panela

1/2 quilo de  miolo de alcatra

1/2 quilo de batatas bolinha (bem pequenas)

Tomilho fresco

Alecrim fresco

Cheiro verde batido

sal, pimenta e azeite

1/2 xícara de vinho branco seco

1 dente de alho espremido

Como preparar a carne de panela

Corte a carne em cubos pequenos, assim a absorção do tempero é melhor. Coloque então, duas colheres de azeite, o dente de alho espremido, os ramos de tomilho, sal e pimenta a gosto e o vinho. A carne deve marinar por mínimo 2 horas.

Prepare então as batatas:

Lave bem cada uma delas. Preaqueça o forno a 200 graus. Numa assadeira coloque uma folha de papel alumínio, espalhe as batatas com casca, os ramos de alecrim e sal a gosto. Você vai fazer uma espécie de trouxinha com o papel alumínio e assar por 50 minutos, ou até que elas fiquem macias.

Enquanto isso, coloque uma leiteira com água para ferver e numa panela grande, despeje um fio generoso de azeite, e refogue os cubos de carne. deixe que eles fiquem bem dourados, e aos poucos vá pingando um pouco da água que você ferveu. Esse processo leva cerca de vinte minutos. Depois disso, coloque a carne na panela de pressão, cubra com água quente, tampe e cozinhe por 30 minutos, após a saída do vapor.

Assim que for possível, abra a panela, ligue o fogo, acrescente a batata e deixe ferver pra que o caldo engrosse e a batata ganhe mais sabor. Aí é só colocar um pouquinho de cheiro verde e servir a carne de panela acompanhada de uma farofa de ovo que vai combinar perfeitamente.

Anote os ingredientes para a Farofa de ovo.

1 cebola picada em rodelas finas

1 pimenta dedo de moça

1/2 maço de salsa batido

2 xícaras de farinha de mandioca flocada (branca)

100 g de manteiga

2 ovos

sal

Como fazer a farofa de ovo:

Escolha uma panela grande, derreta a manteiga, refogue a cebola só o tempo de abafar um pouco, coloque a pimenta bem picadinha, o ovo, mexa e despeje a farinha, mexa até que ela amoleça, para finalizar coloque o sal, e a salsa. Prontinho. Fácil né? Essa é uma das minhas marmitas favoritas.

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.