Carla Pernambuco em Mogi!

Carla Pernambuco em Mogi!

A visita da Chef Carla Pernambuco foi um grande presente. O propósito era o dia das mães, mas, pra mim foi  como aquele presente que só se encontra embaixo da árvore de Natal, num pacote que não é capaz de guardar tantas expectativas, por mais que  tenha sido criado e embrulhado pra isso. Presente de Natal é diferente, Chef Carla Pernambuco ao vivo, falante e toda feliz, também. Pra mim, foi, é e será! Claro que no meio da coletivo tietei! Levei o meu “Balaio de Sabores” e pedi autógrafo sim! Agora é eterno!

Fé na cumbuca e pé na cozinha!

Carla Pernambuco veio para a cidade, para lançar um livro de receitas, inspirado no “Balaio de Sabores”, de autoria da chef, feito especialmente para a campanha do dias das mães do Mogi Shopping e para uma aula show, realizada dentro do centro de compras, numa cozinha muito charmosa.

Sobre o evento, Carla se disse orgulhosa de cozinhar no shopping, disse que quando ela cozinha, inspira outras pessoas a cozinhar em casa e destacou que hoje a gastronomia é mais popular que o futebol no Brasil.  Mas, antes que ela colocasse as panelas no fogo, Carla Pernambuco, bateu um papo com o Blog à Bolonhesa.

Carla Pernambuco e eu! Só na pose!

 

Blog à Bolonhesa: O que você acha do acesso que as pessoas tem hoje a todo tipo de receita, seja em vídeo, livros ou revistas. Acabaram os segredos da cozinha?

Carla Pernambuco: Eu fiz nove livros, ensinando todas as receitas que fazia no restaurante, então, se eu tivesse que guardar algum segredo, eu não teria feito nenhum livro, porque eu não ia dividir as minhas receitas com o público. De onde sai uma receita, saem muitas outras e quando você coloca as receitas para serem compartilhadas, seja num livro ou seja num programa de televisão, ou num evento por exemplo, você faz com que você tenha a vontade de criar novas receitas pra que as pessoas venham ao seu restaurante pra provar novas receitas.

Blog a Bolonhesa: Com que frequência você cria novas receitas?

Carla Pernambuco: eu sou incansável em criar novas receitas. toda quinta-feira por exemplo eu me reúno com a minha equipe e a gente aprova os  pratos que vão entrar de favoritos de fim de semana. Eles ficam uma semana no cardápio, se os clientes gostam, eles vão para o menu principal e a gente tira algum prato que não está tão bem de venda. Eu não deixo ninguém acostumado, no piloto automático. A equipe também é muito exigida pra que exercite novas receitas, teste novos sabores, no Carlota tá todo mundo muito atento a fazer essas experiências. Como diria o jogador Zico do Flamengo e da Seleção Brasileira, quanto mais a gente treina, melhor a gente fica! E com a cozinha é a mesma coisa.

Blog à Bolonhesa: Como convivem a jornalista e a chef Carlota?

Carla Pernambuco: Eu fui estudar comunicação e artes cênicas, fiz gastronomia muito tempo depois, no início dos anos 90, quando eu fui morar nos Estados Unidos, e quando eu voltei eu abri o Carlota, em setembro de 95, vai fazer 22 anos esse ano e eu acho que é um aprendizado eterno. Eu sou muito feliz com o que eu faço hoje, eu não tenho mais vontade de voltar para o jornalismo, como já trabalhei antes dentro de uma redação. Mas, o que eu faço de certa forma é um pouco isso, é um pouco noticiar os lugares que eu frequento, o meu Instagram e o meu Facebook, eles são um guia super vivo, e ativo!

A conversa estava ótima, mas ainda tinha a aula show da Chef! E foi show demais! O melhor bobó de camarão do mundo, ao vivo, preparado por Carla Pernambuco e a auxiliar Clarissa Zappe.

Foto Eder Veiga

Bobó de Camarão da Carla Pernambuco

E olha a receitinha aí:

Ingredientes

2 kg de camarão limpo (reserve um pouco da cabeça e da casca)

500g de mandioca

6 tomates sem semente

1/2 xícara  de camarão seco

1/2 ícara de coentro

1 litro de leite de coco.

1/4 de xícara de azeite de oliva

1/4 xícara de azeite de dendê

2 pimentas dedo-de-moça fatiadas finamente e sem semente

sal e pimenta do reino

Preparo

Cozinhe a mandioca com bastante água e as cabeças do camarão limpo.

Bata no liquidificador o leite de coco, cebola tomate, camarão seco, alho salsinha, coentro e os azeites. Leve essa mistura ao fogo baixo e cozinhe até ferver, lentamente.

Enquanto isso bata a mandioca com um pouco de água do cozimento e o caldo de leite de coco até virar um creme. Leve ao fogo com pimenta dedo-de-moça e sal. Deixe ferver  para apurar os sabores. Junte os camarões e cozinhe por 15 minutos. Acerte o sal, a pimenta e polvilhe com um pouco de salsa e oentro picado. Sirva com arroz de coco ou farofa de dendê.

Ps – A Carla usa os camarões previamente grelhados.

Eu ainda não testei a receita, mas, provei e adorei no Mogi Shopping! Deu vontade correr para o Carlota e comer tudo de novo.

Foto: Eder Veiga

 

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Nenhum Comentário

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.