Cardápio do dia das Mães! Tá na mão!

Cardápio do dia das Mães! Tá na mão!

Nessa nova fase do Blog à Bolonhesa a gente quer ajudar você ainda mais, a receber com carinho os seus convidados. Deixar sua mesa cheia de carinho, comida caseira e sem culpa por usar também das facilidades da vida moderna. É praticidade + Aconchego! E nós colocamos tudo isso a prova nesse Cardápio do dia das Mães.

A mesa ganhou sofisticação e ares rústicos pra agradar mães chiques e também as descoladas. Na verdade o Bolonhesa adora essa mistura. Os pratos já garantem toda a elegância que a data propõe, mas o sousplat que imita madeira e custa só 19 reais, muda um pouco a leitura, apesar de juntos fazerem um par perfeito. Os copos transparentes não brigam com o dourado do prato, nem com o linho do jogo americano.  Os vasos de murano… Que até então nunca tinham ido pra mesa, ajudaram e muito naquele jogo de texturas e alturas diferentes. Claro que a tora de madeira, deu um empurrãozinho nessa jogada.

Rosas brancas foram uma aposta no quesito memória afetiva que precisa ser posta à mesa numa ocasião como essa. Minhas avós cultivavam rosas e minha mãe cultiva até hoje. Falando em memória afetiva, se você tiver qualquer peça que tenha sido um presente da sua mãe, use-a! Ela vai amar. Escolhi a louça da sobremesa.

Ciabatta perfumado com alecrim

Vamos ao cardápio?  Primeiro… Como a gente quer praticidade, usei uma mini ciabatta multi grãos congelada… Foram só dez minutos de forno… Um shot de azeite com alecrim, pra substituir a entrada e diminuir a movimentação na cozinha.

Comecei pela sobremesa porque ela precisa de um tempo de 3 horas na geladeira.

Anote os ingredientes da Mousse de maracujá.

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

1 lata (use a lata do leite condensado como referência) de suco de maracujá concentrado, aquele que a gente compra no supermercado.

2 colheres (sopa) de leite em pó

sementes de 1 maracujá para decoração da mousse

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos as sementes. Coloque num recipiente, cubra com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 3 horas. Na hora de servir, espalhe as sementes sobre a mousse e pronto, pode arrasar.

Nos pratos quentes, o arroz branco ganhou um acompanhamento perfeito: suflê de chuchu que já é famoso no Bolonhesa. Pra acessar o link clica nas palavras em azul (suflê de chuchu).

suflê de chuchu!

Agora o prato principal!

Filé ao molho de balsâmico com pimenta rosa.

Filé ao molho balsâmico e pimenta rosa!

Ingredientes

6 filés (filé mignon) com 2cm de altura

azeite para fritar

pimenta rosa

1 lata de creme de leite sem soro

4 colheres (sopa) de aceto balsâmico

2 colheres (sopa) de açúcar

2 xícara de vinho branco

1 tablete de caldo de carne

Modo de preparo

Coloque numa panela, o vinho e o tablete de caldo de carne esfarelado e deixe ferver por 10 minutos para reduzir. Tempere os filés com sal e pimenta e numa frigideira bem quente, com um fio de azeite, frite os filés 2 minutos de um lado, dois minutos do outro. Depois, nessa mesma frigideira, despeje o aceto balsâmico e o açúcar… deixe ferver e engrossar. Adicione a mistura do vinho com o caldo de carne,coloque um pouquinho da pimenta rosa, coloque o creme de leite, mexa bem acerte o sal e coloque sobre os filés, espalhe mais pimenta rosa e leve a mesa.

Sugestão para acompanhar esse almoço especial!

E pra beber? Eu sugiro esse vinho Rosé, da Casa Valduga que tem um sabor leve, mas bem completo na boca. Sirva bem geladinho em taças pequenas pra não esquentar! Feliz dia das Mães!!!

 

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

Nenhum Comentário

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe o seu comentário