Bolinho de Strogonoff! Vai que sobra…

Bolinho de Strogonoff! Vai que sobra…

Vai que sobra um pouco do strogonoff do almoço de domingo e você não tá afim de repetir o cardápio na segundona? Não tem problema… O prato chique do almoço, pode virar o bolinho saboroso do happy hour da semana. Eu experimentei o bolinho de strogonoff, num bar chamado Zero Grau, na Mooca, em São Paulo, onde a receita inclusive, é premiada! O boteco charmoso virou o nosso point no bairro onde mora a minha amiga querida Carla Francisco que foi quem me apresentou o endereço.

Isso dito, vamos ao que interessa, eu não consegui os segredos do bolinho com o chefe do bar e tive que apelar para a minha intuição culinária… Deu certo! Aproveito para colocar o link da minha receita de strogonoff , só clicar! E agora todos os segredos do meu bolinho de strogonoff!

Ingredientes para o bolinho de Strogonoff

2 xícaras de strogonoff já pronto! (a sobra)

2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadinhas

2 colheres (sopa) de trigo

1 gema

salsinha à vontade

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 cebola média

pimenta do reino e sal se precisar

óleo para fritar

Ingredientes para empanar o seu bolinho de Strogonoff

1 gema batida com uma colher de água e uma pitadinha de sal

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de pão ou farinha de rosca

Modo de preparo

Coloque as sobras de strogonoff com a salsinha no processador e bata até virar uma massinha. Na sequência, ainda no processador, despeje as azeitonas e bata bem rapidinho. Retire a massa de carne e reserve. Numa panela aqueça o azeite, refogue a cebola, misture a massa de carne, adicione 1 gema e as duas colheres de trigo. Mexa bem para que de tempo do trigo cozinhar. Coloque a mistura num prato, proteja com plástico filme, para não ressecar. Reserve. Pique bem o champignon, que será usado como recheio do bolinho. Descubra a massa, faça bolinha e abra e faça um buraquinho no centro para colocar o cogumelo, feche e dê novamente o formato de bolinha. Hora de empanar. Passe a bolinha na farinha de trigo, tire o excesso, passe na gema batida, e por último passe na farinha de rosca ou de pão que você prepara no processador, com pães velhos. Eu usei essa feita em casa com pão amanhecido. Acho que fica mais leve. Depois é só fritar em óleo quente e servir para os amigos, acompanhado de uma cerveja bem gelada!!! Se gostar, use pimenta verde!

bolinho strogonoff

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Claudia Claudia agosto 22, em 15:56

    Vou fazer e te conto como ficou !! Se ficaram sequinhos como esses da foto que por sinal devem estar deliciosos!

    Responder

Deixe o seu comentário