A decoração da mesa começa com um detalhe!

A decoração da mesa começa com um detalhe!

A decoração da mesa merece um cuidado muito especial e exige também muita criatividade. Afinal como não repetir as louças, a proposta ou o estilo? Procure uma inspiração, um detalhe, algo que esteja perto de você e que vai mudar a decoração da mesa, mesmo que você repita algumas peças.

Neste jantar, minha inspiração veio da mesinha de centro da sala. Resolvi pegar os meus castiçais e a partir deles escolher a decoração da mesa. Funcionou muito bem.

meus castiçais

A inspiração veio dos castiçais

Foi ótimo ter deixado a minha mesa de centro livre para os aperitivos. Como ela é bem pequena tive que me virar e mais uma vez não optar pela variedade. Apostei nos queijos e frutas. Coube tudo.

aperitivos

Queijos e frutas para os aperitivos

E olha só onde os castiçais da mesa de centro foram parar! Seguindo o azul, preto e branco fui preparando a decoração da mesa do jantar. Não se esqueça das flores naturais. Aqui foram suculentas e rosas brancas, que eu adoro!

mesa de jantar

Mesa posta! Tudo junto e misturado!

mesa de jantar

O verde é sempre bem-vindo! Suculentas em destaque!

E como eu acredito que um jantar é demonstração de carinho, quis personalizar tudo na decoração da mesa. Cada convidado é muito importante.

mesa de jantar

Escrito a mão e com carinho!

mesa de jantar

Uma rosa para cada convidado!

Como o encontro entre amigos reserva um tempo grande para os aperitivos, optei por pratos leves e que pudessem ficar semi-prontos, para não perder o bate-papo. A entrada foi purê de bacalhau e o prato principal panquecas de shimeji com couve frita. Vai ter receita, calma!

purê de bacalhau

Purê de bacalhau na xícara de chá! Um charme.

Ingredientes para o purê de bacalhau:

3 postas de lombo de bacalhau dessalgado

1 kg de batatas

50 g de manteiga

1 lata de creme de leite sem soro

azeite

2 pimentas dedo de moça

1 maço de cheiro verde

2 cebolas médias picadinhas

Como preparar o purê de bacalhau:

Cozinhe as batatas na panela de pressão. Descasque cada uma delas e passe ainda mornas pelo espremedor. repita essa operação mais duas vezes. Isso deixa a batata bem areada e o purê fica mais gostoso. Numa panela derreta a manteiga, coloque as batatas espremidas, mexa com vigor, despeje o creme de leite, continue mexendo e acerte o sal. Reserve.

Numa vasilha desfie o bacalhau, tempere com azeite, bastante, coloque a cebola, o cheiro verde e a pimenta, deixe pegar gosto, por pelo menos uma hora e só depois misture isso ao purê. Na hora de servir aqueça. É uma entrada irresistível!

panqueca de shimeji

Panqueca de Shimeji com couve frita. Prato principal

Ingredientes para a panqueca de shimeji

1 xícara de leite

1 xícara de trigo

1 ovo

sal

1 cebola grande

1 bandeja de shimeji

50 g de manteiga

3 colheres de creme de leite

3 colheres de shoyo

cheiro verde

1 maço de couve, fatiado bem fino

óleo para fritar

Para preparar a massa da panqueca:

Misture no liquidificador o leite, o trigo, o ovo, metade da cebola e uma pitada de sal. Bata até ficar uma mistura homogênea. Depois de disso, numa frigideira pincele um pouco de azeite e espalhe a massa, vire dos dois lados até ficar corada. Rende 8 panquecas pequenas.

Para o recheio de shimeji:

Separe os cogumelos com a ajuda de uma tesoura, preserve o cabo. Numa panela aquecida, derreta a manteiga, o restante da cebola picadinha, em seguida os cogumelos e assim que eles murcharem um pouco coloque o shoyo e o cheiro verde batido. Na sequência, o creme de leite que não deve ferver. Está pronto o recheio. Aí é só rechear e enrolar as massas, uma a uma.

Para o preparo da couve frita: 

Pique a couve, bem fininha e reserve. Numa panela coloque bastante óleo, o suficiente para chegar a metade da altura da sua panela. Quando estiver quente, é hora de colocar a couve aos poucos para fritar. Ela precisa ficar bem ressecadinha, crocante, o óleo vai ficar verde, é normal. Escorra em papel toalha, coloque um pouquinho de sal e depois coloque sobre as panquecas.

A sobremesa não foi feita em casa. Afinal, a gente precisa ser prática e não há pecado algum em dizer que comprou algo especial para adoçar a noite. Escolhi brigadeiros gourmet e uma trufa de morango! Dê o seu toque e sirva sem culpa!

JANTAR 9

Sobremesa: brigadeiro gourmet + Trufa de morango

Posso dizer, que fechamos com chave de ouro um encontro memorável. Não se esqueça receber é uma delícia e não precisa ser um transtorno, crie, programe-se e divirta-se como anfitriã!

 

 

Autor

Marilucy Cardoso

Marilucy Cardoso

Jornalista, mãe, canceriana, nascida em 1973, cheia de histórias para contar e suja algumas panelas nas horas vagas.

Relacionado

Comentários

  • Vanice Assaz Vanice Assaz agosto 20, em 13:16

    O privilégio deste jantar especial foi meu e do nosso amigo Evaldo Novelini, mas com todas essas dicas sei que quem quiser vai poder desfrutar das mesmas delícias e do ambiente lindo e bem bolado que essa blogueira Marilucy Cardoso sabe fazer como ninguém. Aprendam com a moça que vocês não vão se arrepender.

    Responder
    • Marilucy Cardoso Marilucy Cardoso agosto 20, em 19:11

      Vanice! Espero que todos possam curtir um jantar especial tão bem acompanhada quanto eu! Receber vocês foi um prazer, assim como cuidar de cada detalhe! Inté a próxima, que sejanlogo! Bj

      Responder

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.